7.1.10

Tv, eu tenho, tu tens, ele tem, nós temos.


A Tv e a reestruturação social trazida por ela.
Eu estava passando pela sala da minha casa hoje e de repente me ocorreu uma coisa que eu acredito já ter ocorrido a outras pessoas: Como a vida em família mudou desde que a Tv sentou-se definitivamente na sala de quase todas as famílias do mundo!
Eu devo admitir que tenho dificultade em imaginar como as coisas eram antes dela. Há algo meio utópico que me diz, em um misto de cultura de massa (aquelas que a gente sabe o que é, mas não sabe como aprendeu) e imaginário coletivo, que as pessoas conversavam mais após o jantar, contavam os famosos "causos" e perguntavam umas as outras como foi o dia.
É engraçado como as vezes nos pegamos em um dia dos pais..sabendo o gosto musical de quase todos os nossos amigos e nem se quer imaginamos qual será o do nosso próprio pai.
A Tv foi a precursora de grandes mudanças estruturais nas relações interpessoais das famílias. Com o passar dos anos e aquisição de maior liberdade de comunicação adquirida através do telefone, do celular e do próprio computador, podemos afirmar que essa mudança não vai parar tão cedo. É estranho..mas sabe..eu acho que já tá mais que suficiente..tanta liberdade de comunicação e interação tem trazido a própria falta de liberdade. A invasão da privacidade alheia e o compartilhamento impensado da vida pessoal tem distorcido a velha e tão sonhada liberdade de 'ir e vir', de expressão, e de comunicação que outros, outrora tanto buscaram.
Eu, particularmente, dispenso tanta liberdade.

Clarissa, 07-01-10

2 comentários:

Gabriel Aires Guedes disse...

Fonte:

BORGES, Clarissa M. Redação de Vestibular, fragmento. 2009.

Com adaptações.

\o/

Clarissa disse...

kkkkkkkkkkkk, tá muito redação de vestibular mesmo mew! isso que dá..estudar demais aeuhauehauehauea